03 maio 2011

Entre Amigos

De repente Luís soltou a piada:
- Sabe o que é superstição? - Todos entreolharam-se procurando alguém que
soubesse.
- Lá vem... - murmurou o filho mais velho.
- É um preto bem alto e forte, super tição... - E riu sabendo que a piada não
tinha graça alguma. Era apenas uma coisa tola, para descontrair.
- Eu acho esse tipo de piada um absurdo. Mas que preconceito! - Chiou Ana, a gorducha
vizinha que servia salgadinhos fritos na mea.
- Preconceito nada, eu conheço vários crioulos... tudo gente boa, não existe
essa coisa não. Não aqui no Brasil, quem sabe lá fora. Aqui a gente fala mas é tudo só brincadeira.
- Queria ver se fosse sua filha casando com um preto, quero ver o que você ia falar.
- Mas eu nem tenho filha para casar, né moleque? - E deu um tapão nas costas
do filho, quase fezendo-o cuspir o salgadinho que tinha na boca. Depois desatou a
gargalhar. - Além disso, prefiro uma preta bonita do que uma branca feia.
- E se ela engravidar outra vez? - Insistiu Ana apontando Cláudia,
esposa de Luiz. - Nunca se sabe, vai que vem uma menita. 
- Sai fora, outro irmão? Chega né? Já basta esse daí! - E nisso o filho mais
velho levantou-se rápido da cadeira cansado daquela assunto. Foi  para a rua ver os amigos. Enquanto saia não
se esqueceu de dar um tapinha na cabeça do mais novo.

Sem adolescentes por perto, os amigos continuaram a jogar o baralho, cheios de concentração e risadas.

- E aí? Vai jogar ou vai entregar o jogo pro titio aqui? -  Mário olhou Luís de
soslaio...
- Deixa eu ver... ás, dois, três, quatro, cinco, seis sete! Canastra, e com esse
oito que você deixou passar... mil pontos... maravilha! Acho que a casa caiu pra você
Luisão.
- Espera pra ver o que o tio aqui tem na mão. - Blefava confiante.
- E  seu filho mais velho? Já vai pra faculdade?
- Claro, mas é só ano que vem. Por falar nisso, sabe quando preto tem chance
de ir pra faculdade? - Ana bufou, já emendou nervosa.
- Porra Luís, essa é mais velha e pior que a primeira... - Levantou-se, jogou as cartas na mesa e saiu. Com aquilo o clima pesou e ninguém
disse nada.
- Que saco, Ana, eu só estava tentando descontrair... - tentou consertar Luís.
- Você não conhece algum outro tipo de piada não, é? Na boa, se for pra
continuar assim eu vou é para casa.
- Mas era só pra a gente rir um pouco.
- Luís, chega! - Advertiu a esposa.
- Poxa amor, foi só uma brincadeirinha, ela que fica aí se descabelando por
pouco.
- Chega Luis!
- Vocês mulheres se estressam por cada coisa. Isso porque nem estão de TPM - Luiz e Mário riram juntos.
- Ta vendo Cláudinha, ele já mudou o foco. Mulher, preto, qualquer coisa ele discrimina.
- Ai Ana, deixa, não isiste nisso. Você também vai na dele toda hora.
- Não é a toa que casaram. - Resmungou Ana triunfante - Vocês dois são iguaizinhos. Feitos um para o outro. - E Ana riu irônica.
- Se é pra me ofender, a senhora pode sair. - Alterou-se Cláidia.
- Calma amor, não vai brigar por besteira... - Cutucou Luís.
- Porque a gente não volta a jogar? - Sugeriu Mário que ainda estava sentado, com uma canastra de mil pontos
e as cartas na mão.
- Joguem vocês que eu perdi a vontade. - Ana saiu pelo portão enfurecida. Cláudia entrou nervosa na sala para ver TV.
Luís e mário entreolharem-se confusos.
- Quem entende essas mulheres? - Suspirou Luís. Mário pensou por dois seguntos e emendou:
- Acho que o homem que as estendeu morreu de rir e não contou para
ninguém... - Os dois gargalharam sozinhos, recolhendo as cartas para jogar outra
coisa.

Nenhum comentário: